Faculdade

Ensino

Acesso e Candidatura

Condições preferenciais de acesso: Formação superior ao nível de licenciatura ou mestrado em áreas com adequada preparação de base em Matemática por exemplo: Matemática, Matemática Aplicada, Matemática Aplicada e Computação, Actuariado, Estatística, Investigação Operacional, Finanças, Economia, Gestão, Física, Engenharia Electrotécnica etc.

Vagas: 15.


Regras de Admissão: Para ingressar o programa de doutoramento, o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e da FCT-UNL, e respeitar pelo menos uma das condições expressas nas alíneas seguintes:

  1. Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal, ou o grau de licenciado correspondente a uma licenciatura com um número de unidades curriculares igual ou superior a 240. O candidato deverá possuir uma classificação final mínima de catorze valores nestes ciclos de estudos.
  2. Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo conselho científico da FCT-UNL como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
  3. Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo conselho científico da FCT-UNL como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.


Local  e forma de candidatura: em linha na página da FCT/UNL 


Documentação do processo de candidatura: Deverão ser inseridos os seguintes documentos digitalizados na página de candidatura para o programa, no sítio da FCT/UNL:

  1. Certificado de habilitações discriminando as classificações obtidas nas disciplinas dos cursos em que se diplomou; 
  2. Curriculum vitae e profissional detalhado; 
  3. Carta de candidatura ao programa contendo a justificação da candidatura;
  4. Documento de identificação; 
  5. Fotografia permitindo a identificação; 
  6. Eventuais cartas de recomendação;
  7. Quaisquer outros documentos que atestem nível e preparação científica, capacidade de realização de projectos exigentes a médio prazo e outras qualidades consideradas relevantes para o programa de doutoramento, com um limite de cinco páginas.


Critérios de seriação dos candidatos: Curriculum Vitae, nível e qualidade da formação académica prévia, eventuais cartas de recomendação, características da eventual experiência profissional prévia, resultado da apreciação por um júri numa eventual entrevista.

Navegação