Licenciatura em Matemática Aplicada à Gestão do Risco

Licenciatura em Matemática Aplicada à Gestão do Risco

A nova Licenciatura em Matemática Aplicada à Gestão do Risco (LMAGR) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa é um curso de primeiro ciclo com a duração de três anos, que pretende, por um lado, responder à frequente solicitação, por diversas empresas, de formandos especializados em técnicas de análise de risco, e por outro responder aos anseios dos alunos que, tendo aptidão e gosto pela Matemática, pretendem adquirir competências e conhecimentos em áreas mais aplicadas, como é a Matemática Atuarial (O que é um atuário?), Matemática Financeira, Investigação Operacional e Estatística.

Objetivos

O curso tem um objetivo triplo: proporcionar uma sólida formação básica em matemática essencial para a avaliação de risco, reconhecer o aluno com um grau que lhe permita uma integração imediata no mercado de trabalho e o conhecimento necessário para evoluir para ciclos mais avançados de estudos, como é um mestrado ou doutoramento em Matemática Aplicada. O Mestrado em Matemática e Aplicações, ministrado pelo Departamento de Matemática da FCT NOVA, proporciona especializações em Atuariado, Estatística e Investigação Operacional e ainda em Matemática Financeira, acessível aos licenciados em Matemática Aplicada à Gestão do Risco. No ano letivo 2021/22 entrará em funcionamento o 2.º ciclo em Matemática Atuarial

A LMAGR diferencia-se de outras ofertas académicas, tanto local como nacional, devido à sua arquitetura em concordância com as exigências reconhecidas internacionalmente para profissionais em análise do risco. O foco está na matemática aplicada, complementado por conhecimentos de economia e informática, que são entendidos como essenciais à identificação, quantificação, mitigação e gestão de riscos, nomeadamente em instituições financeiras como bancos e seguradoras.

A FCT NOVA, há muito uma referência nacional na formação de atuários, privilegia a interdisciplinaridade, muito solicitada, não só pelo seu interesse científico, como também pela exigência do mercado de trabalho. Este curso conta com um grupo de docentes com longa experiência na formação de profissionais na área do risco, grande parte deles ocupando posições de destaque em entidades e empresas de referência, quer nacional como internacional. O Departamento de Matemática tem mantido excelentes relações com empresas/empregadores, incluindo projetos de Investigação, facilitando o envolvimento de estudantes em estágios, e proporciona aos seus estudantes a possibilidade  de efetuarem um período de estudos no estrangeiro, ao abrigo do programa Erasmus+, numa das várias Universidades parceiras do DM, com pleno reconhecimento académico.

Vídeo de apresentação da licenciatura, com testemunhos dos nossos Alunos e Alumni do Departamento de Matemática.

Para saber mais acerca da Profissão de Atuário, veja aqui.