CMA - Departamento de Matemática
Seminário de Investigação Operacional
Orador - Maria João Cortinhal - ISCTE-IUL
Título: Cadeias de abastecimento: dois modelos em Programação Linear Inteira Mista
Resumo: A existência de mercados globais bem como o contexto, cada vez mais, competitivo em que as empresas operam, e que têm como consequência imediata o aumento na variedade de produtos, no nível de exigência dos clientes e na quantidade de agentes envolvidos, conduzem ao aparecimento de redes de cadeias de distribuição mais complexas. Para além disso, o actual contexto económico obriga a que as empresas procurem novas soluções como forma de aumentar a sua eficiência. A procura de novas soluções pode, entre outras, envolver a reoptimização do planeamento integrado de produção e transporte, por exemplo em situações em que se verifica um decréscimo substancial no volume total de bens transaccionados, ou o recurso aooutsourcing.
Serão apresentadas duas abordagens do problema. Na primeira foi desenvolvido um modelo para uma empresa portuguesa de cimento tendo como objectivo a determinação do plano óptimo integrado de produção e transporte de vários tipos cimentos, produzidos e comercializados pela referida empresa, sendo por isso um modelo que incorpora apenas decisões a nível táctico. Derivou-se um modelo em Programação Linear Inteira para resolver o problema Este modelo foi testado e validado com dados reais da própria empresa tendo-se utilizado o Cplex como ferramenta para obtenção da solução óptima.
A segunda abordagem, que engloba decisões estratégicas, contempla uma cadeia de distribuição em que para além da escolha da localização de serviços (centros de produção e de distribuição), dos distribuidores das matérias-primas e dos meios de transporte utilizados no fluxo de matérias-primas e produtos, também inclui capacidades modulares para os serviços, níveis mínimos de serviço e a possibilidade de recurso ao outsourcing. Para esta abordagem desenvolveu-se um modelo em Programação Linear Inteira.
Para avaliar o modelo proposto para a segunda abordagem, geraram-se aleatoriamente várias instâncias. Utilizou-se o Cplexpara efectuar testes computacionais. Para melhorar a qualidade dos limites inferiores e dos limites superiores, propuseram-se desigualdades válidas. Os resultados computacionais serão apresentados e analisados.