Faculdade

Notícias

Faculdade

Departamento

Bolsa Gulbenkian Novos Talentos em Matemática

03-02-2021

O programa Novos Talentos em Matemática distingue estudantes universitários que evidenciam um elevado mérito académico e incentiva o desenvolvimento da sua cultura e aptidões matemáticas, apoiando o seu trabalho junto de reconhecidos especialistas que exercem o papel de tutores.

 

Diogo Rodrigues e Stefan Sequeira, alunos do 3º ano da Licenciatura em Matemática da FCT NOVA, serão tutorados, respetivamente, por Ana Cristina Casimiro e Isabel Oitavem, docentes do Departamento de Matemática e investigadoras do Centro de Matemática e Aplicações da NOVA.

 

“A Gulbenkian já ajudou muitos excelentes alunos a conseguirem publicar artigos científicos. Este facto, aliado ao meu gosto pela Matemática e por investigar sobre novos assuntos motivaram-me a candidatar à bolsa. A experiência tem sido única e tem-me permitido ter uma oportunidade de poder realizar um projeto formal de investigação científica, com a orientação de uma professora doutorada na área. O tema sob o qual tenho desenvolvido o projeto de investigação relaciona-se com a área de Geometria. No projeto pretende-se estudar problemas de otimização de áreas de polígonos e cónicas em geometria hiperbólica. O projeto tem-me permitido desenvolver uma maior autonomia no processo de aprendizagem, bem como, ferramentas essenciais para a investigação e escrita de artigos científicos.” (Diogo Rodrigues)

 

 

“O tema do meu trabalho é Logical approaches to complexity classes. Tenho desenvolvido algumas formas de abordar classes computacionais, e neste momento encontro-me a definir caracterizações independentes de máquinas para a classe das funções computáveis em tempo polinomial, o que permite uma visualização muito útil e de certa forma diferente destas funções. A Complexidade Computacional, uma área tão rica em problemas,  permite, para além de muitas outras questões, agrupar em "caixas" problemas de acordo com a sua dificuldade, conhecer melhor que tipos de problemas podemos resolver e os recursos que necessitamos para os resolver sendo, portanto, uma área muito útil nos dias de hoje. O interesse que tenho pela investigação e a motivação que recebi por parte de alguns foram os motivos pelo quais concorri para o programa, e tenho a dizer que esta experiência está a ser sem dúvida uma oportunidade de poder realizar, com o acompanhamento de uma especialista na área, um trabalho científico dentro de uma área tão interessante como é a Complexidade Computacional.” (Stefan Sequeira)