Faculdade

Pós-Graduação em Criptografia e Informação-OLD

Apresentação

Criptografia e, mais geralmente, teoria de informação são a base da actual sociedade de informação em que vivemos. Esta Pós-graduação em Criptografia e Informação introduz, no decurso do primeiro semestre, os temas de estudo, seus paradigmas e fundamentos teóricos. Sendo o estado actual da tecnologia usada na criptografia e informação objecto de estudo das unidades do segundo semestre. No seu conjunto possibilita a compreensão da tecnologia de processamento de informação usada pelos bancos, companhias de telecomunicações, empresas de segurança, etc, assim como as novas direcções que se perspectivam no tratamento de informação.

Esta formação tem como público alvo activos de empresas que, no desenvolvimento da sua actividade, processem informação, bem como alunos, de diferentes áreas, que pretendam desenvolver competências em Criptografia e Informação.

Prevê-se que esta Pós-graduação funcione em articulação com programas de Mestrado do Departamento de Matemática e do Departamento de Informática da FCT-UNL, em particular com o Mestrado em Matemática e Aplicações, o European Master in Computational Logic, e o Mestrado em Engenharia Informática.

Plano curricular

O programa de estudos é composto por 4 unidades curriculares, correspondendo a 21 ECTS:

• 1º semestre.
    • Computabilidade e Complexidade
    • Teoria de Informação
  • 2º semestre.
    • Criptografia
    • Teoria de Correcção de Erros

Regime de acesso

Este curso dirige-se a licenciados numa área com uma preparação mínima em Matemática de nível universitária. Para mais informações contacte, por favor, o coordenador por correio electrónico: pgci.coordenador@fct.unl.pt

Coordenador

A Pós-graduação em Criptografia e Informação é coordenada por Reinhard Kahle. Para mais informações envie, por favor, uma mensagem para kahle@fct.unl.pt