Mestrado em Matemática e Aplicações

O Mestrado em Matemática e Aplicações tem como objectivo fornecer uma sólida formação científica, permitindo a criação de profissionais, capazes de abordar as fronteiras da investigação científica em Matemática Aplicada com elevado nível de interdisciplinaridade e de aplicar as mais recentes técnicas à resolução de problemas concretos, provenientes de empresas ou de laboratórios científicos. O mestrado oferece os seguintes ramos de especialização: Actuariado, Estatística e Investigação Operacional (AEIO); Matemática Pura (MP) e Matemática Financeira (MF).

O perfil em AEIO constitui uma referência antiga do DM. Muito solicitado, não só pelo seu interesse científico, como também pela exigência do mercado de trabalho, em bancos seguradoras ou empresas de diversas áreas. Usando métodos estatísticos e processos estocásticos, são desenvolvidas técnicas que permitem a previsão do risco. São estudados métodos de optimização na resolução, por exemplo, de problemas de logística empresarial ou na rentabilização de redes de transportes. 

 

O perfil em MP é apropriado para prosseguir investigação em Matemática (e.g. álgebra, análise, topologia, equações diferenciais, lógica matemática). 

 

O perfil em MF é adequado para adquirir uma forte base matemática direcionada para a solução de problemas reais em finanças.

 

As dissertações poderão ser desenvolvidas em ambiente empresarial ou no seio das equipas de investigação do DM e do Centro de Matemática e Aplicações.