Mestrado em Estatística para a Saúde

Mestrado em Estatística para a Saúde

Objetivo

O Mestrado em Estatística para a Saúde tem como objectivo formar pessoas com conhecimentos e competências teóricas fundamentais em estatística e com as competências práticas necessárias para aplicar corretamente os métodos estatísticos mais usualmente empregues na área das ciências da saúde, na investigação médica e na epidemiologia.

Este ciclo de estudos, único no País, foca-se nos métodos estatísticos e suas aplicações a área  da Saúde, e reúne docentes de seis unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa, sendo as unidades curriculares basilares do programa de estudos lecionadas pelas instituições proponentes: Faculdade de Ciências e Tecnologia (através do Departamento de Matemática) e Instituto de Higiene e Medicina Tropical (através de docentes da Unidade de Ensino e Investigação em Saúde Pública Internacional e Bioestatística).

Página do mestrado

Ver aqui.

Organização

Universidade NOVA de Lisboa – FCTIHMT, com a colaboração da FCSHNMS/FCM e NOVAIMS.

Destinatários

Detentores de um 1º ciclo em matemática, estatística, ciências da saúde e áreas afins.

Mensagem das Coordenadoras

“A aplicação de métodos estatísticos tem um papel fundamental na área médica e das ciências da saúde. Este curso vai proporcionar aos alunos conhecimentos e competências práticas na aplicação de métodos estatísticos de ponta que são mais utilizados na saúde, na investigação médica e na epidemiologia.

O ponto forte deste programa é a sua interdisciplinaridade. As unidades curriculares são lecionadas por um conjunto de professores que, sendo de áreas distintas, se dedicam à investigação e ensino na área das aplicações em saúde, cobrindo temas tão variados como a Epidemiologia, a Modelação de Doenças Tropicais, a Demografia, os Sistemas de Informação Geográfica, a Bioinformática e a Avaliação em Saúde. Esta característica, única no país, posiciona a Universidade Nova de Lisboa numa situação privilegiada no espaço lusófono do Ensino Superior para lecionar um Mestrado desta natureza.

Os alunos vão ter a oportunidade de estudar num ambiente de investigação muito rico e variado, onde os diversos tipos de estudos e análises de dados vão poder ser utilizados para melhorar a saúde e a qualidade dos cuidados de saúde das populações. Por outro lado, a flexibilidade deste 2º ciclo em termos de conteúdos programáticos e a diversidade de estratégias de ensino-aprendizagem, com uma forte componente de utilização de Tecnologias de Informação, software estatístico e conteúdos em língua portuguesa representam inequivocamente uma mais-valia para os futuros candidatos, para os docentes e para as instituições envolvidas.

Maria do Rosário Oliveira Martins

Professora Catedrática

Isabel Natário

Professora Auxiliar